Que tipo de professor on-line é você?

Que tipo de professor on-line é você?

Boletim
21/11/2020

Por Fernanda Lee – Publicado em Novembro de 2020

O que as aulas online podem ensinar aos professores e às escolas? A Fernanda Lee foi entrevistada pela Barbara Liberato do Cheiro de Mãe e responde essa e mais perguntas no artigo:- Qual é a abordagem na Disciplina Positiva nas escolas?- Os 4 “C” dos currículos socioemocionais eficazes.

– O que o professor precisa fazer para que a Disciplina Positiva seja eficaz em sala de aula?

– Como a liderança é exercida pelo professor?

– O que acontece com as crianças se as habilidades socioemocionais forem sobrepostas por um propósito mais acadêmico, conteudista e abordagens punitivas e de recompensas no processo de aprendizagem?

Leia a entrevista completa clicando aqui.

Três estilos de professor

Professor “tijolo” – assim como o tijolo, esse estilo é pesado, áspero, rígido. Esse professor atua de maneira bem controladora para manter a estrutura, é punitivo e inflexível: “Ou é do meu jeito, ou não é de jeito nenhum.”

Professor “fluffy”- assim como a bola fluffy, esse estilo é flexível demais, abre milhões de exceções e é divertido. Esse professor atua de maneira mais permissiva para agradar os alunos e ser querido por eles: “Estou aqui para te fazer feliz e confortável.”

Professor “trilho” – assim como o objeto, esse estilo é firme e tem uma flexibilidade limitada. Ele constrói um caminho junto com o aluno e foca em soluções para seguir em frente na vida: “Eu me importo com você e gostaria de escutar a suas ideias para resolver esse problema.”

Aprenda on-line uma abordagem socioemocional

Quando se trata de aprendizado online, praticidade é tudo. Portanto, se o desafio é ensinar on-line, você conseguiria ensinar resiliência, independência e outras habilidades de vida via on-line? Acontece que essa valiosa ferramenta socioemocional está muito mais próxima do que você pode imaginar. Esse workshop online pode ajudá-lo a passar o quanto você se importa com seus alunos, a receber feedback valioso, a criar um senso de comunidade com a turma de alunos e a aprender como aprimorar as suas aulas.

Dica Positiva

É hora de bocejar, mesmo que não esteja com vontade no momento. Finja que está bocejando, a fim de gerar automaticamente reflexos fisiológicos e começar a bocejar de verdade. Quanto mais intenso for o bocejo, mais calmo você se sentirá.