Estratégias de liderança para aplicar em casa, na escola e na vida

Estratégias de liderança para aplicar em casa, na escola e na vida

Boletim
08/03/2021
Liderança geralmente está associada a uma pessoa no topo da pirâmide. Mas, para mim, liderança é como conduzo minha vida e como posso ser uma influência positiva em um esforço coletivo. É comum subestimar o poder da sua própria liderança, mas ser líder é ter influência sobre os outros, independentemente da sua posição hierárquica. Aqui estão três perguntas que me ajudaram a perceber o meu poder e talvez possam ajudar você também.

1) Como posso servir?

Como orientadora educacional, testemunhei em primeira mão os vários desafios e necessidades dos alunos e professores. Com a tecnologia assumindo uma importância cada vez maior em nossas escolas e na sociedade, o desejo pela conexão humana tornou-se explícito. À medida que fico ciente do impacto psicológico da alta carga de trabalho, depressão, ansiedade e a busca de sempre estar no pico de desempenho, posso servir como um líder construindo conexões com meus alunos (por exemplo, fazendo aquecimentos divertidos no início da aula e liderando reuniões em sala de aula para abordar os problemas que os alunos reportam), abrindo espaço para o diálogo com as famílias (por exemplo, oferecendo workshops regulares para os pais aprenderem sobre ferramentas parentais) eadicionando ferramentas práticas para professores (por exemplo, resolução de problemas e habilidades de escuta).

2) Qual é a visão compartilhada? 

Ao colaborar online e presencialmente, você envia e recebe um grande volume de informações por meio de e-mails, mensagens de texto e reuniões. Cada colaborador está se movendo tão rápido que muitas vezes você se esquece de perguntar: Para onde vocês estão indo?Uma visão compartilhada é o destino de sua jornada coletiva. Este destino está definido ou acordado em algum lugar? Você envolveu seus alunos na visão compartilhada da lição de hoje? Você discutiu a visão compartilhada com o pessoal da sua escola? Você já conversou sobre o que deseja com sua família? Uma visão compartilhada inclui o que você faz, como o faz e por que o faz.Aqui está minha visão compartilhada da minha empresa Filosofia Positiva: “Acreditamos que, por meio da educação, podemos cultivar paz e conexão em lares, escolas e organizações. Fazemos isso por meio de dinâmicas de grupo, convidando pais, alunos, professores e colaboradores a se sentarem em roda e refletirem sobre diferentes perspectivas”. Agora é sua vez!

3) Por que pertencer e contribuir?

Porque todo ser humano tem estas duas necessidades básicas: sentir que pertence ao seu grupo social e pode de alguma forma contribuir para o bem comum. Em determinado momento da sua vida, você já se sentiu magoado, excluído ou esquisito em uma situação social. Quando você sente que pertence à família ou ao local de trabalho, mostra as melhores versões de si mesmo. Você é gentil, eficiente e paciente. Por outro lado, quando você se sente como se não pertencesse, isso dói como uma dor física, que pode levá-lo a mentir, trapacear, reter informações ou simplesmente recusar-se a participar. Os líderes autênticos estão cientes dos gatilhos que os fazem sentir que não pertencem ou contribuem.Em seguida, eles aprendem a fazer perguntas que convidam ao diálogo: “Estou curioso sobre…”, “Conte mais sobre…”, “Que problema você está tentando resolver?”, “Diga-me por que isso não funciona para você… ”,“Estou trabalhando a partir dessa suposição. Qual é a sua?”
Passei os últimos 15 anos da minha vida dedicando tempo e energia para entender e praticar uma paixão em minha vida: relacionamentos. Tenho compartilhado o que estou aprendendo em minha jornada ao me tornar uma Master Trainer em Disciplina Positiva, o que deu a oportunidade de viajar para outros países e certificar milhares de educadores, com ou sem filhos, porque o foco da Disciplina Positiva é criar espaços seguros para construir relacionamentos de respeito em qualquer contexto: criação de filhos, sala de aula, local de trabalho, primeira infância e relacionamentos amorosos. A beleza dessa filosofia de vida é empoderar os outros a transformarem ‘se sentir menos’ em ‘se sentir realizado’. Transformar erros em oportunidades de crescimento. Descobrir quem estou me tornando no contexto dos relacionamentos.
Quer você seja uma mãe solo criando os filhos, uma professora em uma escola ou uma colaboradora em uma empresa, você está liderando o tempo todo e há maneiras mais respeitosas de viver e trabalhar que podem trazer o melhor líder em você.
 
Esse artigo foi originalmente escrito em inglês pela Fernanda Lee para a revista talkingEFL @talkingefl à convite da editora Lenora Haranaka