Você sabia que elogiar nem sempre eleva a autoestima de alguém? – ENCORAJAMENTO

Você sabia que elogiar nem sempre eleva a autoestima de alguém? – ENCORAJAMENTO

Boletim
13/06/2021

Você sabia que elogiar nem sempre eleva a autoestima de alguém?

O escritor Rudolph Dreikus, psicólogo Adleriano disse que “As crianças precisam de encorajamento como uma planta precisa de água”. O encorajamento ensina a criança que o que elas fazem é diferente do que elas são, enquanto o elogio e recompensa ensinam as crianças a depender dos julgamentos externos, em vez de confiar na sua autoavaliação.

Por isso que na Disciplina Positiva, usamos mais encorajamento e menos elogio. Você pode descobrir se está encorajando ou elogiando através de um pequeno quiz que preparei. Some os pontos das frases que você fala mais, e descubra em que nível está!

E aí, quantos pontos você fez? 

Se você só elogia, recomendo assistir a este vídeo, sobre Encorajamento:

Um outro exercício que você pode fazer é considerar quão fácil é elogiar um bom comportamento. Mas e quando a criança se comporta mal e não se sentem bem consigo mesma? Você sabia que é nessa hora que ela mais precisa de encorajamento? Por isso, tente “Você realmente tentou muito” ou  “você é bom em solucionar problemas, tenho certeza que você consegue resolver isso”.

Se você quer aprender a encorajar, clique nos botões abaixo para ler mais sobre a Certificação Consultoria em Encorajamento. 

E baixe o guia do encorajamento preenchendo o formulário abaixo