A Disciplina Positiva é boa na teoria, mas… e na prática?

A Disciplina Positiva é boa na teoria, mas… e na prática?

Boletim
06/05/2021

“A Disciplina Positiva é maravilhosa na teoria, mas na prática não funciona!” 

“Você quer passar um dia com o meu filho pra provar que é impossível aplicar a disciplina positiva?”

E você, já ouviu algo parecido? Já ouviu alguma inverdade sobre a Disciplina Positiva? 

Continuando a série de inverdades sobre a Disciplina Positiva, que acontece no meu perfil do Instagram (link) às quintas-feiras (e você pode encontrar nos destaques do meu perfil), hoje resolvi transcrever no boletim mensal o que já me falaram sobre a Disciplina Positiva: 

A resposta que eu quero dar é: 

Sim, eu quero! Mas eu não quero passar só um dia com o seu filho, ou só uma semana. Eu quero passar meses, porque a Disciplina Positiva é mais do que uma técnica para as crianças se comportarem bem, é uma filosofia de vida para ajudar cada um de nós a lidar melhor com os desafios. 

Você sabia que nós, adultos, também nos comportamos mal? Isso acontece porque também nos sentimos desencorajados de vez em quando. Reconhecer essa falta de coragem é o primeiro passo para aplicar a Disciplina Positiva não só com as crianças, como também em nós mesmos. 

Você já sentiu uma sensação de que todos estão contra você? Ou se perguntou: “Porque preciso ajudar os outros se ninguém me ajuda?” Este é um sintoma do desencorajamento!

 

Quando a gente se move para uma mentalidade de coragem, eu passo a me sentir capaz e ensinar o meu filho a também se sentir capaz. 

Preciso dizer que é realmente difícil ensinar qualquer transformação na vida de alguém em apenas um dia. 

Pense bem: se eu quiser um corpo sarado, seria injusto eu falar pra você que ir na academia é maravilhoso mas não funciona na prática. E ainda te desafiar: quer passar um dia na academia comigo para provar que é impossível ficar com um corpo sarado em apenas um dia?

A mesma coisa acontece na educação: se você está desencorajado, perdido em relação a como educar, não tem princípios que te guiem na educação dos seus filhos, você vai acabar pensando dessa forma, de que é impossível fazer algo pra mudar.

Então, o que a Disciplina Positiva oferece? 

Um caminho para os pais refletirem sobre a educação que tiveram e cultivarem os valores de vida que concordam, além de aprender ferramentas práticas que proporcionam conexão.

Agora vou aproveitar para falar um pouco da minha experiência. Quanto mais a gente pratica o encorajamento, mais a gente fica motivado com a transformação que fazemos nas vidas dos nossos filhos. 

Hoje eu vejo meus filhos resolvendo problemas e se desenvolvendo como jovens adultos, que usam o pensamento crítico e que praticam a cooperação. Vai muito além da obediência! E essa é a mágica da Disciplina Positiva: a gente muda, fica mais consciente, em contato com quem a gente realmente quer ser, e nesse processo a gente ajuda nossos filhos a fazerem o mesmo: se tornarem seres autênticos! 

Espero que este boletim tenha ajudado você a esclarecer como as pequenas mudanças acontecem na sua vida, e se você ficou com dúvida sobre alguns dos termos que eu mencionei, vou deixar algumas sugestões para você se aprofundar:

Encorajamento:

Se você procura uma abordagem transformadora passo a passo, ou quer descobrir um caminho mais fácil para mudar do desânimo para viver com mais coragem, então esse curso é para você: https://filosofiapositiva.maestrus.com/ver/curso/consultoria-em-encorajamento/ 

Livros:

Autoconsciência, Aceitação e o Princípio do Encorajamento 

https://www.manole.com.br/autoconsciencia-aceitacao-e-o-principio-do-encorajamento/p 

20% OFF use o cupom: POSITIVA

Conhecer-se é amar a si próprio

https://www.manole.com.br/conhecer-se-e-amar-a-si-proprio/p

20% OFF use o cupom: POSITIVA