A Arte de Liderar Grupos

A Arte de Liderar Grupos

A Arte de Liderar Grupos baseado na Disciplina Positiva é um programa (desenvolvido por Jane Nelsen e Nadine Gaudin) que ajuda os participantes a aprimorar suas habilidades de facilitação. Esta consultoria online oferece muitas novas atividades e foi desenvolvida para ajudar você a ver onde e como você pode modelar a Disciplina Positiva quando lidera grupos ou realiza os seus workshops. Este workshop online é aberto à todos os educadores de Disciplina Positiva.

Objetivos da consultoria:

  • Como ser um modelo por meio da liderança
  • Aprimorar as habilidades de facilitação para convidar a participação e o envolvimento total do grupo
  • Encorajar a coesão do grupo
  • Entender como usar a Disciplina Positiva com seus colegas (para co-facilitação e cooperação como um grupo)
  • Aumentar sua coragem e aprofundar seu entendimento sobre as teorias de Alfred Adler.

Algumas atividades apresentadas:

  • Reconheça e desenvolva sua mentalidade de crescimento
  • Estimule a participação
  • Sustente uma atmosfera segura
  • Sinta-se ancorado
  • Pratique o que fala – demonstre usando a língua do sapato, em vez de somente usar a língua da boca 😉

As práticas e vivências da Disciplina Positiva proporcionam conexão com as pessoas em grupos de estudos e workshops. O engajamento do grupo aumenta, assim como o número de perguntas sobre casos pessoais. O facilitador não é um especialista, mas ele ajuda a criar um acesso interno do conhecimento do pai ou professor que participa do workshop. O facilitador tem o papel de educar, ou seja, de extrair o conhecimento e o raciocínio para que os participantes sejam os especialistas de suas próprias vidas, e encontrem respostas para suas questões por meio do material, vivências e de apoio.

Fonte: The Art of Teaching Positive Discipline manual, de Jane Nelsen e Nadine Gaudin

A mentalidade de competição referente á compartilhar a Disciplina Positiva é baseada na base da escassez. A mentalidade de cooperação é baseada na mentalidade de abundância. Quanto mais compartilhamos a Disciplina Positiva, a mensagem chegará a mais pessoas. Podemos desenvolver empatia ao nos colocarmos no lugar dos outros. Se julgarmos alguém por não ser cooperativo, podemos estar focando em nós mesmos (em nosso próprio interesse) em vez de focar no interesse do coletivo (no interesse social). Quando focamos em interesse social, estamos solucionando problemas e não julgando os outros.

Fonte: The Art of Teaching Positive Discipline manual, de Jane Nelsen e Nadine Gaudin

Newsletter

Cadastre-se e receba nosso boletim mensal