Os eventos presenciais da Disciplina Positiva estão de volta!
Pelo menos nos Estados Unidos…
Todos os anos acontecem dois eventos globais promovidos pela Positive Discipline Association: a Conferência e o Think Tank.
A conferência é um evento aberto ao público e tive a honra de apresentar uma palestra junto com o meu filho de 16 anos sobre o tema: “A vida com adolescentes: Estresse social, vídeo game e sanidade parental”.
Os participantes aprenderam a abordar limites por meio de perguntas como por exemplo:
1_ Quando você tem 30 minutos hoje para conversarmos sobre as metas da nossa família com as telas e escrevermos um acordo no papel?
2_ Por que você acha limitar o uso do seu celular ou seus aplicativos pode ser benéfico para você?
A ampliar a perspectiva de que vídeo game também pode ter benefícios:
1_ Como jogar videogame pode ajudar a desenvolver qualidades em você?
2_ O que foi muito bom no jogo que você acabou de jogar?
3_ Que atividades você realiza depois de jogar uma hora de videogame para ajudá-lo a equilibrar seu sistema nervoso?
A conversar sobre vício em games:
1_ Quais são os sinais que você vê nas pessoas que são viciadas em videogames?
2_ Quais são as sensações em seu corpo quando você tem vontade de jogar?
3_ Como você controla a vontade de jogar um game durante a aula?
Think Tank da Disciplina Positiva
Já o evento Think Tank iniciou na mesma noite que a conferência aconteceu. Foram dois dias e meio de intenso aprendizado num espaço onde somente os educadores e trainers certificados pela Positive Discipline Association podem participar. Esse ano, eu, Fernanda Lee, tive a honra de ser convidada para ser uma das organizadoras do evento juntamente com a Cathy Kawakami e Noha Alshugairi, que também são lead trainers em Disciplina Positiva. Nosso jantar de abertura foi temático em homenagem ao Zoom Home Office, por isso estamos vestidas formalmente apenas da cintura para cima!
O evento aconteceu presencialmente em San Diego, Califórnia, e reuniu participantes dos Estados Unidos, Egito, México, Equador e Canadá. Um grupo diverso com muitas etnias e culturas. Aprendemos sobre O círculo da Medicina (a roda sagrada do grupo indígena), como adaptar atividades do manual para outras faixas etárias e marketing.
Até a Dra. Jane Nelsen entrou na dança e aprendeu a dança do TikTok “Savage love”.
Lançamento do novo baralho!
O evento também serviu para o lançamento do novo baralho de cartas “Positive Discipline Tools for Kids” (Baralho da Disciplina Positiva para Crianças) por Jane Nelsen, Aisha Pope, Mary Tamborski e Lois Ingber, e no momento está disponível apenas em inglês. Eu vou começar a tradução do baralho e em breve você poderá encontrar em português.
Esses cards são para as crianças e em cada impresso tem um jingle ou rima. Além disso, o baralho virá acompanhado de um livro de atividades para os professores e pais poderem guiar exercícios socioemocionais com os jovens. E como na Disciplina Positiva ensinamos por meio de vivências, foi exatamente isso que fizemos durante o lançamento do baralho no Think Tank.
O baralho foi desenvolvido com base nos critérios da CASEL.org (Colaborativo para o Aprendizado Acadêmico, Social e Emocional) que ajuda a tornar o aprendizado social e emocional baseado em evidências uma parte integrante da educação desde a pré-escola até o ensino médio.
Em breve o baralho estará disponível na loja online: https://filosofiapositiva.com.br/loja-online/
Jane nelsen e Lynn Lott: Fundadoras da PDA
Numa entrevista exclusiva com as fundadoras da Positive Discipline Association, Dra. Jane Nelsen e Lynn Lott, descobri como as autoras superaram a pandemia e como estão atualmente.
Caso queira assistir à esse vídeo exclusivo de 4 minutos (em inglês) clique no link: https://vimeo.com/607818699/53ffe31c47