Por Fernanda Lee – Publicado em Julho de 2020
A maneira de nos comunicarmos com as crianças está mudando, e cada vez mais encontramos pais que buscam tratar seus filhos com respeito. Quando você era criança talvez tenha escutado frases que hoje não se usam mais, como por exemplo: “Espere até seu pai chegar em casa”; “Você vai ficar olhando para a parede até aprender” ou “Eu vou contar até três”. Se você quer que seus filhos desenvolvam autonomia, pensamento crítico e sejam confiantes, será que você está contribuindo para isso realmente acontecer?
O psiquiatra humanista, Rudolf Dreikurs, uma vez disse: “Quando o pai perdeu o controle sob a mãe, ambos perderam o controle sob os filhos.” Hoje em dia é menos comum a mulher se submeter ao homem, e adivinha quem está observando a dinâmica dentro de casa? As crianças!
Isso pode gerar uma sensação de falta de hierarquia em casa, e para recuperar a autoridade, os pais, às vezes, acabam apelando por dizer coisas inadequadas na tentativa de estimular autonomia, independência e autoestima nos filhos. Foque em usar frases que estimulem características e habilidades de vida para serem desenvolvidas em longo prazo, em vez de frases que satisfazem o seu ego no momento e submetem à sua obediência por meio do medo. Foque em ajudar as crianças a refletirem na experiência e no momento em que estão passando.
5 frases que podem prejudicar o desenvolvimento das crianças
1 “Vá já para o seu quarto!”
Na tentativa de motivar o filho a mudar o comportamento alguns pais usam da tática de isolar a criança. Crianças que desenvolvem a crença de que elas não prestam para ficar no ambiente comum da casa acabam desenvolvendo a crença de que elas são más, em vez de que elas fizeram algo errado.
2 “Você não tem que querer nada.”
Se você quer estabelecer a sua autoridade em casa, o melhor caminho é pelo respeito. Mandar o filho calar a boca ou dizer que a opinião dele não importa, é tirar a dignidade da criança, ou seja, enfatizar que ela não merece ter vontades e não merece ser ouvida. Isso pode ser devastador para a autoestima.
3 “Eu vou te bater porque eu te amo.”
O ser humanos pode fazer loucuras por amor, mas bater não é amar. Bater é machucar e perpetuar o medo dos pais nos filhos. Uma casa que tem cinta e chinelada é um ambiente violento. Violência e amor não são compatíveis. Se você realmente quer “disciplinar” uma criança, então aprenda novas estratégias para ensinar. Disciplinar significa ENSINAR.
4 “Nessa casa quem manda sou eu.”
Claro que quem manda é você. Você é o adulto na relação, então aja como um! Ser o adulto significa educar por meio do exemplo. Se você quer ser respeitado porque paga as contas e é o chefe da casa, então respeite os outros, principalmente os filhos. Um dia seus filhos vão crescer e sair de casa, e você não quer que eles sejam maltratados pelos outros, não é? Então não acostume os seus filhos a serem submissos em casa. Ensine que a voz deles importa e que você irá ouvi-los, mas nem sempre vai fazer tudo que eles pedirem.
5 “Eu vou fazer você comer sabão.”
Se a gente quer ensinar as crianças a falarem corretamente, precisamos adotar essa linguagem em casa primeiro. Enfiar o sabonete na boca de uma criança não irá magicamente fazer sair da boca dela palavras cheirosas e doces. Muito pelo contrário. É mais provável que a criança queira se vingar de você ou fique ressentida com o que aconteceu.