Linha do Tempo

Linha do Tempo

A “Disciplina Positiva” promove dignidade e respeito mútuo em todos os relacionamentos. O termo foi cunhado pela Dra. Jane Nelsen, em 1981, ao publicar o livro com esse título. Viaje conosco pela linha do tempo quando tudo começou com o psiquiatra humanista Alfred Adler. Acompanhe a trajetória da autora, Jane Nelsen, até a chegada oficial da Disciplina Positiva no Brasil e em Portugal pela lead trainer Fernanda Lee.

timeline_pre_loader

1918

Conforme Viena se recuperava do pós-guerra, o trabalho do psiquiatra Alfred
Adler atraia pessoas de todo o mundo que acordaram para a necessidade do autodesenvolvimento: “Não é o que acontece com as pessoas, mas o que as
pessoas interpretam do que acontece com elas.”

1924

Acontece a 1a. Conferência de Psicologia Individual, teoria criada por Alfred Adler, um dos três gigantes da psicologia em Viena. “Gemeinshaftsgefühl [ou interesse social] é a solução para os problemas no mundo.”

1952

Rudolf Dreikurs, psiquiatra e seguidor de Adler, fundou o Instituto de Psicologia
Adleriana em Chicago. Ele estava comprometido em capacitar pais e professores com conhecimentos e abordagens que resultam em relacionamentos mais respeitosos e colaborativos.

1981

Jane Nelsen publica o 1o. livro da série bestseller Disciplina Positiva nos Estados Unidos. Depois de alguns anos, Jane Nelsen e Lynn Lott fundam o Positive Discipline Association.

2015

Jane Nelsen e Fernanda Lee ministram a 1a. certificação em Disciplina Positiva para pais e a certificação para professores no Brasil.

2017

Fernanda Lee é responsável pela 1a. visita da autora Cheryl Erwin (Disciplina
Positiva para crianças de 0-3 anos) ao Brasil, onde ministram cursos juntas
sobre a primeira infância.

2017

A filosofia prática da Disciplina Positiva começa a ganhar espaço nas escolas e lares.

2017

A Disciplina Positiva faz seu debut em Lisboa, Portugal, e certifica pais, professores e profissionais da saúde.

2017

Dr. Eva Ferguson, filha do Dr. Dreikurs, abraça a Disciplina Positiva como uma das contribuições práticas baseadas na teoria de Adler.

2018

Cheryl Erwin retorna ao Brasil com Fernanda Lee.

2018

Fernanda Lee volta a Portugal para ministrar mais cursos, desta vez em Mafra.

2018

A certificação em primeira infância é lançada no Brasil pela Lead trainer Fernanda Lee em Campinas, SP.

2018

Jane Nelsen e Fernanda Lee retornam ao Brasil para lançar o novo workshop e
certificação para casais.

2018

Jane Nelsen apresenta no Forum Transforma, Belo Horizonte, MG.

2019

O autor Steven Foster visita o Brasil para ministrar o Master Class baseado no livro Disciplina Positiva para Crianças com Deficiência. Tradutoras do livro Fernanda Lee e Adriana Fernandes.

2019

Lynn Lott, co-fundadora do Positive Discipline Association, ministra a 1a. turma de Consultoria em Encorajamento com Fernanda Lee em Fortaleza, CE. Na foto estão Corey Lott (filha da Lynn) e as tradutoras Fabiana Neves e Lidia Lino.

2019

Fernanda visita Portugal pela 3a. vez, em Seixal, atraindo pessoas de outros países da Europa.

2020

Acontece a 1a. Conferência Nacional de Disciplina Positiva liderada pela comissão da PDA Brasil: Fernanda Lee, Fabiana Noves, Iza Macedo, Mana Boschi e Emilyn Melare. Palestrante internacional: Dina Emser

2020

Fernanda Lee é responsável por trazer ao Brasil a autora do programa “Empoderar Pessoas no Ambiente de Trabalho“, Dina Emser.