Por Fernanda Lee – Publicado em Setembro de 2020

A incerteza em relação à escola está adicionando novos fatores de estresse nas famílias, casamentos e nas amizades.

Os pais estão debatendo se mandam as crianças para a escola ou se deixam as crianças em casa para aprender on-line. Surgem alternativas criativas para priorizar a segurança, socialização e com quem olha as crianças!

Os pais debatem sobre os temas:

  • Promover socialização entre as crianças ou optar por reclusão?
  • É melhor aprender na sala de aula ou de maneira remota?
  • As crianças podem trazer o vírus da escola para casa?

Esse tipo de decisão tem aumentado o nível de estresse dos pais.

Saiba que nenhuma decisão precisa ser permanente.

É importante ser e manter a flexibilidade.

Tensão nas amizades

Tem famílias que preferem que as crianças fiquem em casa nesse momento e estão abertas a criar pequenos grupos de estudo em casa, na tentativa das crianças se beneficiarem da socialização e suporte no aprendizado. Apesar da ideia ser válida, isso pode trazer estresse entre o casal por divergência de opinião sobre abrir a sua própria casa para convidar os colegas do seu filho. Algumas famílias estão resolvendo esse dilema deixando tudo claro com um acordo por escrito com outras duas famílias que concordaram em fazer homeschooling.

Nesse acordo, os termos são detalhados sobre:

– horário

– refeição (uma taxa para cobrir os custos)

– materiais escolares

Caso você decida tentar essa abordagem também, sugerimos que aborde esse assunto com seus amigos determinando um “período de teste”.

Como preparar um ambiente que propicia o aprendizado em casa?

Muitas pessoas estão tendo dificuldades em como criar um espaço de trabalho com a família toda. Como os espaços de estudo e trabalho em casa estão se tornando cada vez mais permanentes, dedique um tempo para se planejar e projetar cada espaço com intenção.

Ajuste qualquer uma dessas dicas dependendo da idade. 

1- Comece com um senso de espaço – adultos e crianças vão se beneficiar de um senso de “ter para onde ir”, mesmo que dando somente alguns passos dentro da própria casa.

2- Rotina, ritual e ritmo – vestir-se, tomar o café da manhã e escovar os dentes antes de começar a jornada de trabalho ou da escola pode fazer com que pareça oficial.

3- Escolha espaços mais reservados e com luz natural – evite planejar o espaço onde passam muitas pessoas. Escolha um canto mais reservado em casa. Invista em uma divisória ou biombo.

4- Livre o ambiente de distração – mesa limpa, organizada e com compartimentos para os materiais ajudam a evitar distração.

5- Pense na acústica do ambiente – pendurar cortinas pode ajudar cada quarta a abafar o som de cada criança quando as crianças estiverem na aula on-line ao mesmo tempo.

6- Apoio visual e auditivo – Planeje onde vai fica o calendário de cada membro da família e o calendário coletivo da família. Prepare um caixa com brinquedos para que eles possam usar entre um intervalo e outro. Compre lâmpadas coloridas para indicar quando é hora de se dedicar aos estudos em casa.

7 – Minimize as distrações – crianças que se distraem fácil podem usar um outros espaço da casa em vez da sua própria mesa no quarto, ou usar a mesa na sala ou na copa durante a duração da aula online.

8- Pense em lugares confortáveis – uma rede no jardim ou uma almofada no chão são opções simples que propiciam a leitura de um livro e uma mudança de cenário.

S.O.S. Fernanda!

 

Como tirar melhor proveito da escola em casa?

Fundamental I (1º ao 5º ano)

– Use caixas transparentes ou ziplocks para organizar os materiais de arte.

– Coloque um banquinho embaixo da mesa para o suporte das pernas curtas das crianças

– Deixe uma bandeja disponível para as crianças levarem materiais de um lado para o outro quando a criança estiver cansada de ficar sentada.

– Envolva seu filho para escolher materiais escolares (o mousepad colorido, um fone de ouvido, etc.)

Fundamental II (6º ao 9º ano)

– Ajude seus filhos a limpar o plano visual de fundo da sua tela (eles ficariam horrorizados se aparecesse no fundo da tela algum dos seus animais de pelúcia).

– Ajude a encontrar o ângulo da câmera para enquadrar uma prateleira ou parede (evite mostrar a cama).

– Pausa para comer o almoço na cozinha (não no quarto, não durante aula online).

– Envolva o jovem em montar sua própria área de estudo. Uma visita à papelaria pode resultar em mais interesse em estudar.

Ensino médio (10º ao 12º ano)

– Prática e confiança ajudam os jovens desenvolverem bons hábitos e habilidades de vida. Permita que eles estudem em seus quartos com a porta fechada.

– Respeite a privacidade e imponha regras. Pijama é para dormir, não para assistir aula online.

– Cama é para dormir, não para se para assistir aula online.

– Envolva seu filho no planejamento financeiro se ele precisar dar um upgrade nos aparatos tecnológicos (ou quiser comprar uma câmera externa, uma luz redonda para a mesa ou um novo computador).