De tantas mudanças (hormonal, emocional, social, neural, física, do ciclo sono, etc.), acho que a mais evidente é a mudança de atitude na busca da independência.

 

E o namoro é uma das maneiras mais poderosas do adolescente de clamar pela sua independência. Por isso, minha amiga, a gente tem mais poder de influência se fizermos perguntas e compartilharmos nossos valores.

 

Por exemplo:

“O que você mais admira no___?”

 

“Como você se sente quando ele faz/fala ____ (menciona o que você vê ou escuta, sem julgamento).”

 

“Quando você sabe o limite entre amor e abuso?” (daí, você entra com os seus valores: “Pra mim, amor é____ e abuso é____.”)

 

“Eu vejo que você valoriza o seu corpo/seu espaço/sua família (adicione o valor que vocês duas tem em comum) mas não sinto que o seu namorado valoriza a mesma coisa. Como vocês lidam com essa diferença?”

 

Quanto mais a gente for contra, mais ela vai se defender. Se você realmente acredita que ele não é para ela, dê tempo ao tempo, e continue orientando.

 

Adolescente precisa de informação, não de sermão, então diga para ela sobre o que constitui abuso e estupro, e explique o que é consentimento sexual. No Brasil as regras são bem claras, e em breve esse rapaz fará 18 anos.

 

O que diz a lei?

A lei diz que adolescentes que possuem capacidade de permitir uma relação sexual estão entre a faixa etária dos 14 aos 17 anos. Já a menina menor de 14 anos é apontada como incapacitada de permitir um relacionamento. No caso do garoto menor de 14 anos de idade, o adulto é acusado de atentado violento ao pudor, mesmo que ele consinta. E caso os dois sejam menores de 14 anos, de acordo com a lei eles não possuem capacidade de permitirem uma relação sexual. Dependendo do caso, os pais podem responder ou até serem condenados se seus filhos tiverem relação sexual com um adulto.

(Fonte: direitos.me/e-crime-namorar-menor/)

 

Namorar um menor de 14 anos é considerado crime de acordo com o Código Penal Brasileiro. Entende-se que um menor não possui a capacidade de permitir um namoro, mesmo que esse menor apresente um modo de pensar mais evoluído que a idade, mesmo assim, não é permitida.

(Fonte: direitos.me/e-crime-namorar-menor/)

 

O estatuto da criança e do adolescente (ECA) permite o relacionamento de um maior de idade com um menor, desde que este último tenha idade igual ou superior á 14 anos, no entanto, enquanto o menor não se tornar maior ou emancipar, estará sob tutela dos pais, isto quer dizer que, se os pais dela proibirem o relacionamento e você persistir na tentativa, eles podem te denunciar por assédio.

(Fonte: https://jus.com.br/)

 

E você? O que faria nessa situação?