Como desenvolver habilidades socioemocionais dos alunos na escola?

Como desenvolver habilidades socioemocionais dos alunos na escola?

Boletim
10/11/2021

É uma forma de abordagem diferente, mas que faz muito sentido. Ensinar de forma mecânica não prende mais a atenção das nossas crianças, então, além de pensar em novas formas de ensinar, precisamos pensar em novas coisas para ensinar para que possamos contribuir de forma positiva com o futuro do nosso mundo.

Como a escola pode ajudar a desenvolver habilidades socioemocionais dos alunos?

A Disciplina Positiva fala dos 4 C´s – habilidades socioemocionais: os alunos que conseguirem pensar mais intencionalmente nestas 4 habilidades tem uma grande chave de acesso para muitos de seus talentos e também conseguem ter uma harmonia muito maior com a sociedade, com foco em contribuir.

 

  

O primeiro é o C de Pensamento Crítico:

Invés do aluno memorizar o que o professor está aprendendo, ele deve entender a aplicação desse conceito, para que consiga explicar de outras formas.

 Então, quando a escola fala sobre a Segunda Guerra, por exemplo, pode aproveitar para estimular o pensamento crítico do aluno com questões do tipo:

– Como a gente pode evoluir de forma pacífica em sociedade, já que nós sabemos o que a guerra faz?

– Como conviver de forma pacífica onde várias ideias são representadas?

 Não existe verdade absoluta para essas questões, por isso é importante estimular o Pensamento Crítico.

 

O segundo C é a Criatividade:

Se a gente espera que os alunos aprendam e consigam absorver e se lembrar daquela informação específica, como podemos abrir espaço para eles mostrarem isso de uma forma criativa?

 Hoje temos vários aplicativos super intuitivos e super divertidos que podem fazer a gente ser sugado ou elevado. Na hora que eu me inspiro com um professor que faz um vídeo e usa no 6º ano um aplicativo para mostrar aos alunos como a terra se locomove, eu percebo que temos recursos criativos fartos.

 

O terceiro C é Colaboração:

Colaborar significa fazer junto.

A escola pode estimular as crianças a pensarem sobre colaboração com algumas questões:

– Como abraçar a diversidade se pensamos diferente?

– Como demonstrar que as ideias do outro também são válidas?

– Como usar nossa perspectiva única de vida para fazer um projeto, um trabalho, juntos?

 

O quarto C é imprescindível, a Comunicação:

A gente pode ter tudo isso, mas se a gente não souber se comunicar com a gente mesmo – ouvir nossos pensamentos e souber colocá-los em palavras de maneira apropriada, então não tem sentido.

 O professor precisa entender os seus sentimentos, a necessidade da situação, qual o impacto daquilo que ele faz, qual é o impacto das suas atitudes dentro do ambiente online ou offline, numa sala de aula?

 É fundamental usar uma linguagem comunicativa de curiosidade, de abertura, de interesse e de foco em soluções.

Quer receber mais dicas como essa?

Siga @filosofiapositivaoficial no Instagram

Deixe seu e-mail no formulário abaixo para se inscrever em nosso boletim mensal!