É uma forma de abordagem diferente, mas que faz muito sentido. Ensinar de forma mecânica não prende mais a atenção das nossas crianças, então, além de pensar em novas formas de ensinar, precisamos pensar em novas coisas para ensinar para que possamos contribuir de forma positiva com o futuro do nosso mundo.
Como a escola pode ajudar a desenvolver habilidades socioemocionais dos alunos?
A Disciplina Positiva fala dos 4 C´s – habilidades socioemocionais: os alunos que conseguirem pensar mais intencionalmente nestas 4 habilidades tem uma grande chave de acesso para muitos de seus talentos e também conseguem ter uma harmonia muito maior com a sociedade, com foco em contribuir.
O primeiro é o C de Pensamento Crítico:
Invés do aluno memorizar o que o professor está aprendendo, ele deve entender a aplicação desse conceito, para que consiga explicar de outras formas.
Então, quando a escola fala sobre a Segunda Guerra, por exemplo, pode aproveitar para estimular o pensamento crítico do aluno com questões do tipo:
– Como a gente pode evoluir de forma pacífica em sociedade, já que nós sabemos o que a guerra faz?
– Como conviver de forma pacífica onde várias ideias são representadas?
Não existe verdade absoluta para essas questões, por isso é importante estimular o Pensamento Crítico.
O segundo C é a Criatividade:
Se a gente espera que os alunos aprendam e consigam absorver e se lembrar daquela informação específica, como podemos abrir espaço para eles mostrarem isso de uma forma criativa?
Hoje temos vários aplicativos super intuitivos e super divertidos que podem fazer a gente ser sugado ou elevado. Na hora que eu me inspiro com um professor que faz um vídeo e usa no 6º ano um aplicativo para mostrar aos alunos como a terra se locomove, eu percebo que temos recursos criativos fartos.
O terceiro C é Colaboração:
Colaborar significa fazer junto.
A escola pode estimular as crianças a pensarem sobre colaboração com algumas questões:
– Como abraçar a diversidade se pensamos diferente?
– Como demonstrar que as ideias do outro também são válidas?
– Como usar nossa perspectiva única de vida para fazer um projeto, um trabalho, juntos?
O quarto C é imprescindível, a Comunicação:
A gente pode ter tudo isso, mas se a gente não souber se comunicar com a gente mesmo – ouvir nossos pensamentos e souber colocá-los em palavras de maneira apropriada, então não tem sentido.
O professor precisa entender os seus sentimentos, a necessidade da situação, qual o impacto daquilo que ele faz, qual é o impacto das suas atitudes dentro do ambiente online ou offline, numa sala de aula?
É fundamental usar uma linguagem comunicativa de curiosidade, de abertura, de interesse e de foco em soluções.
Quer receber mais dicas como essa?
Siga @filosofiapositivaoficial no Instagram
Deixe seu e-mail no formulário abaixo para se inscrever em nosso boletim mensal!