Pais e professores, leiam isso!
Imagine uma sala com 6 crianças de 2 anos? Como fazer para elas usarem máscara?
Estou compartilhando a sabedoria da minha colega e lead trainer @cherylerwin conforme ela aplica a Disciplina Positiva no programa Head Start (que serve crianças de 0-3 anos)! Espero que vocês gostem das dicas compartilhadas e aproveitem para ir até o meu perfil no instagram @filosofiapositivaoficial e compartilhar comigo suas experiências!
Empatia.
É sempre útil observar e validar quaisquer emoções que as crianças estejam sentindo. Algumas das crianças vão achar graça, outras vão ficar frustradas. Para outras, tornou-se uma disputa de poder maravilhosa. Seis crianças de 2 anos sabem como manter dois professores experientes e atenciosos MUITO ocupados com elas!
Gentileza com firmeza.
Praticamos criar conexão com empatia e respeito, e seguindo as regras do que é necessário para a segurança de todos: neste caso, usar máscara.
Pergunte, em vez de mandar.
“O que precisa estar no seu nariz agora?” “Como você pode manter sua máscara no rosto e ainda assim se sentir confortável?” Quais ideias você tem?” “Parece que você quer usar a máscara como estilingue com seu amigo. Enquanto deixa a máscara no seu rosto, o que você pode jogar e onde você pode fazer isso?”
Lugar seguro.
Dedique um lugar para ser o “lugar seguro” onde as crianças podem ir, ficar sem máscara e descansar um pouco. Se o lugar estiver ocupado, a criança pode esperar a sua vez, colocando a sua foto na sala de espera. Um pequeno cronômetro de cozinha também pode ser uma boa ideia, para ajudar os alunos mais jovens a se revezarem. Cada aluno pode ter um determinado período de tempo (três ou quatro minutos, talvez) e quando o cronômetro apita, é a vez do próximo aluno e o aluno no local sem máscara coloca a máscara novamente.
Escolhas limitadas.
“Você pode usar sua máscara para brincar lá fora ou prefere ir para o lugar seguro. O que você gostaria de fazer?”
Encorajamento.
Percebi que você deixou sua máscara durante todo o tempo na roda. Obrigado!”
Fator diversão.
Também exploramos a ideia de decorar máscaras com adesivos, fotos ou animais para aumentar o “fator diversão” e talvez evitar alguns dos problemas de controle.
Espelho.
O que eu achei super útil foi ter um espelho na sala. Parados em frente a ele, mostramos a cada criança como colocar sua própria máscara e, em seguida, praticamos MUITO na frente do espelho, sempre que possível.
Boneco.
Eles podem ter um ursinho de pelúcia na sala de aula. As crianças poderiam praticar como colocar a máscara para mantê-lo seguro.
Não importa o que aconteça, fazer com que as crianças usem máscaras de forma consistente será um desafio. É uma questão de desenvolvimento: crianças, em virtude de seu desenvolvimento emocional, adoram ter um senso de autonomia e iniciativa. Como você já saber, elas gostam particularmente da frase “você não manda em mim” – e geralmente elas estão certas. Então, usar a criatividade é necessária aqui.
Que ideias você tem para ajudar os pequeninos a aceitar uma exigência de que talvez não gostem? O que você poderia sugerir como um praticante da Disciplina Positiva para ajudar as crianças a aceitar algo novo e possivelmente desconfortável? É aqui que a Disciplina Positiva se torna “real” – quando podemos pegar os princípios que aprendemos e aplicá-los a situações que não esperávamos.