Por Fernanda Lee – Publicado em Outubro de 2020
Se você não está dormindo bem, o seu celular pode ser o culpado! Um estudo recente publicado pela Harvard Medical School associou a privação do sono com obesidade e diabetes. Noites de sono regulares são ainda mais prejudicais nos adolescentes, pois o cérebro está passando por profundas transformações de podas neurais. Adolescentes que não dormem pelo menos 8 horas de sono contínuas à noite tem mais tendência ao uso de drogas, à se envolver em acidentes (pois subestimam os riscos) e têm mais tendências à problemas mentais, como ansiedade e depressão.
O que fazer para proteger você e seus filhos?
1) Estipule regras firmes e gentis de carregar o celular fora do quarto.
Por quê isso é importante?
Quando os adolescentes acordam para checar as mensagens durante a noite, isso interrompe o sono e processo de limpeza de toxinas que são tão importantes para manter a faxina cerebral.
2) Durante o dia, tenha contato com o sol e deixe a luz entrar no quarto.
Por quê isso é importante?
A exposição ao sol e à luz do dia irá aumentar a sua habilidade de dormir à noite, assim como vai aumentar o seu humor e o seu estado de vigília durante o dia.
3) Se você tem que trabalhar ou usa os dispositivos à noite, considere alguns aplicativos que podem alterar a luz do computador para uma luz mais alaranjada. Eu adoro o aplicativo f.lux que vai se ajustando gradualmente conforme o horário do dia.
Por quê isso é importante?
Para contrabalancear os efeitos das luzes azuis, prejudiciais ao sono. Use filtros que emitem luzes alaranjadas ou avermelhadas no seu monitor para desacelerar o ritmo circadiano e liberar a produção da melatonina.
4) Distancie-se das telas pelo menos uma hora antes de ir dormir.
Por quê isso é importante?
Porque quando os olhos percebem que a noite vai chegando o processo do sono começa liberando o hormônio do sono, a melatonina. Os nossos músculos começam a relaxar, o corpo começa a diminuir o ritmo e prepara o cérebro para o descanso. Quando a gente desliga o celular e vai direto dormir, o corpo ainda não está pronto para pegar no sono.
Nossos alunos em ação
A Kelin Pinheiro está tão feliz com o conhecimento que aprendeu para se tornar uma consultora em encorajamento. Esse curso ensina estratégias baseadas na psicologia humanista de Alfred Adler. Dá uma olhadinha no que ela compartilha nesse vídeo de 2:30m.
Dica da Semana
Quantas abas mentais você tem abertas agora? Se você estiver se sentindo um pouco sobrecarregado com sua lista de tarefas, tente reavaliar seu navegador interno. O foco é uma das ferramentas mais poderosas em seu arsenal de produtividade, mas focar em várias coisas ao mesmo tempo pode atrapalhar mais o trabalho do que ajudá-lo. Hoje, estabeleça a meta de colocar todo o seu foco em uma tarefa ou projeto de cada vez. Você pode achar que é mais fácil “sair” de suas abas mentais se resolver uma coisa de cada vez.