Por Fernanda Lee – Publicado em Agosto de 2020
Muitas famílias se apoiam nos horários da escola para formar a rotina em casa, mas em época de pandemia, a escola é a casa.
Então, como montar uma rotina? Simples, comece convocando uma reunião com a família e determinando blocos de atividades que acontecem na semana: quem trabalha de que horas a que horas, quem tem aula on-line, quem se exercita em certos horários, quais são os horários da refeição, quem cozinha as refeições?
Façam um quadro de rotina
1 – O quadro de rotina pode ser caseiro ou comprado pronto
Em vez de fazer a rotina de cada hora que passam acordados no dia, pensem em blocos grandes de atividades começando pelo horário do café da manhã, almoço e jantar.
2 – Se as crianças forem pequenas, envolva cada criança na construção do seu próprio quadro
Evite entregar com o quadro pronto. Faça junto com ela. Primeiro liste todas as tarefas que ela tem que fazer no dia, depois tire fotos dela fazendo cada tarefa e colem juntos no quadro.
3 – Deixe o quadro ser o chefe
Quando for a hora de fazer o que foi combinado simplesmente diga: “O que precisa ser feito depois do almoço?” e espere a ação.
4 – Não dê recompensas por tarefas feitas
Da mesma maneira que você não ganha como mãe/pai para cozinhar e cuidar, seus filhos não devem ser recompensados financeiramente por ajudarem em casa. Se quiser ensinar sobre educação financeira, então dê mesadas, em vez de gratificação por fazer as responsabilidades em casa.
5 – Atualize o quadro sempre que necessário
Faça ajustes na rotina sempre que necessário, afinal a vida muda, as circunstâncias mudam, as necessidades mudam. O quadro é um auxílio visual poderoso que pode ajudar a trazer mais paz em casa.