Certificação para pais e profissionais da saúde

Ensinando Habilidades para Criar os Filhos no modelo da Disciplina Positiva

Aprofunde o seu conhecimento em Disciplina Positiva ou torne-se um educador parental certificado pela Positive Discipline Association – Ensinando Habilidades para Criar os Filhos no modelo de Disciplina Positiva

Este curso é ministrado em 3 dias.

Ensinando Habilidades para Criar os Filhos no modelo da Disciplina Positiva (desenvolvido por Lynn Lott e Jane Nelsen) oferece um plano de ensino passo-a-passo para começar a liderar grupos de estudos com vivências direcionadas aos pais. Este programa pode ser implementado exclusivamente ou pode melhorar significativamente outro programa já existente. Esta abordagem oferece dinâmicas de grupo, que quando colocadas em prática, tocam os corações dos participantes e inspiram maior compreensão e mudança de padrões. Os participantes adoram o processo Pais Ajudam Pais a Resolver Problemas porque estes passos oferecem uma maneira divertida e efetiva de obter ajuda específica para problemas reais.

O participante será reconhecido como “Certified Positive Discipline Parent Educator” (Educador Parental Certificado em Disciplina Positiva).

Os participantes deste curso irão:

  • Aprender ferramentas e intervenções efetivas baseadas em estudos científicos para ensinar os pais e outros profissionais da saúde a como usar uma disciplina firme e gentil ao mesmo tempo (não-punitiva, não-permissiva).
  • Aprender a liderar encontros de pais de maneira educativa e reflexiva.
  • Ganhar prática em conduzir vivências que ajudam a ir além do entendimento intelectual e permitem responder de maneira encorajadora, que realmente ensina habilidades, tanto para os pais quanto para as crianças.
  • Aprender a usar o manual e as atividades em grupo, liderar encontros de educação parental e trabalhar individualmente com as famílias.

Materiais inclusos na inscrição da certificação:

Livro em português:
Livro Disciplina Positiva

Manual de Educação Parental

Manual em português:
Manual de Educação Parental

Vídeos

Video
Certificação Pais e Profissionais da Saúde em Campinas, São Paulo
Video
Certificação Pais e Profissionais da Saúde em Fortaleza, CE
Video
Certificação para Pais e Profissionais da Saúde - Portugal

Perguntas mais Frequentes

A certificação para pais/profissionais é um curso intensivo para aprofundar a teoria e a prática da Disciplina Positiva. Esse curso oferece um manual cheio de atividades para liderar o seu próprio grupo de estudos e usar as ferramentas com a sua própria família. A certificação em Educação Infantil foi desenvolvido a partir da necessidade de adaptar as ferramentas da Disciplina Positiva na primeira infância (bebês desde recém nascidos até os 6 anos) no ambiente escolar. Os pais também se beneficiam do material, pois é todo baseado em neurociência e ajuda a mergulhar no mundo das crianças nesse período tão crítico que é a primeira infância. As duas certificações são complementares com muitas informações novas e algumas atividades essenciais que servem de fundação nas duas certificações, porém sempre aplicadas para a fase do desenvolvimento proposto pelo curso. Alguns participantes se beneficiam em fazer uma certificação logo após a outra, porém outros preferem dar um tempo para poder assimilar o material. Essa é uma preferência individual.
Este é um pedido comum e gostaria de reforçar que adoramos bebês e crianças. Porém, queremos alerta-los que esta é uma formação intensa e demanda muito da sua participação, pois as atividades são vivenciais. A sala terá um pouco mais de 20 pessoas que sentarão em roda e trabalharão em grupos, e por mais acolhedores que os participantes sejam, o bebê tem necessidades básicas que podem ser limitadas por causa do espaço. Imaginamos que você queira absorver o máximo de conhecimento, e se sua atenção estiver dividida, isso pode afetar a sua certificação. Digo isso, porque a sua presença e participação são dois fatores que contribuem para o certificado ser emitido em seu nome. Em outras certificações que ministramos, as mães que quiseram trazer o bebê também trouxeram um adulto acompanhante, o qual não participava do curso mas entrava na sala para trazer a criança para ver a mãe, amamentava e depois saia. Caso você esteja amamentando, fique à vontade para sair da sala para dar atenção total ao seu baby.
Após esses dois dias de formação, os participantes estarão aptos a começar a implementar o conhecimento em sua própria família e ajudar os outros por meio de palestras sobre Disciplina Positiva (caso já tenha formação em alguma área da saúde) e condução de grupos de estudos. Além disso, contamos com uma rede de apoio após esta certificação, pois acreditamos que o conhecimento é contínuo. Através da PDA Brasil é oferecida uma mentoria mensal online para os educadores certificados, bem como acesso ao grupo de apoio.
Os profissionais da saúde se beneficiam desta mesma formação. Nesta abordagem, unimos teoria e prática por meio de vivências e discussões em grupo, ensinamos princípios e não técnicas (e nem fórmulas). Assim, os princípios podem ser aplicados em várias situações e ambientes. Como exemplo, o princípio de conexão antes de correção pode ser aplicado por uma mãe em casa, ou por um médico no consultório, ou por um professor em sala de aula. Nesta formação, trabalhamos com a expansão da consciência de uma forma muito interativa, para que o participante possa se capacitar como educador em Disciplina Positiva reconhecido pelo Positive Discipline Association.