A Disciplina Positiva pode ser implementada na escola como um programa de disciplina, desenvolvimento de caráter e liderança, ou pode servir como suporte para o programa atual que sua escola já esteja usando.
A criação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que começa a vigorar em 2020 e regulará as escolas de educação básica públicas e particulares do país, propõe a formação integral dos alunos. As dez competências gerais da BNCC focam em formar cidadãos éticos, com capacidade de resolver problemas, trabalhar em equipe, argumentar, defender seu ponto de vista, respeitar o outro e terem consciência crítica.
A base apresenta a ética do cuidado, que contempla o cuidado de si, do outro e do mundo. Nesta perspectiva, a formação ética dos alunos se faz pelo exercício da responsabilidade, que se constrói a partir das relações não-violentas e da experiência empática. Também é proposto que é na experiência da participação que estas aprendizagens se desenvolvem, na medida em que o indíviduo se descubre capaz de contribuir com o ambiente em que vive e as pessoas com as quais convive. Mas como fazer isso na prática?
Podemos fazer a seguinte correlação entre a Ética do Cuidado e a Disciplina Positiva, que esclarece a construção das habilidades socioemocionais para os professores:
O cuidado de si –
Desenvolvimento da percepção:
“Eu sou capaz”
que corresponde a habilidade intrapessoal.
Entender as suas próprias emoções e usar esse entendimento para desenvolver autodisciplina e autocontrole.
O cuidado com o outro –
Desenvolvimento da percepção de
“Eu contribuo de maneira significativa e sou genuinamente necessário”
que corresponde a habilidade interpessoal.
Trabalhar com os outros e desenvolver amizades por meio de comunicação, cooperação, negociação, troca, empatia e escuta ativa.
O cuidado com o mundo –
Desenvolvimento da percepção de
“Eu uso o meu poder pessoal para fazer escolhas que influenciam positivamente o que acontece comigo e com minha comunidade”
que corresponde a habilidade sistêmica.
Saber lidar com os limites e consequências da vida cotidiana com responsabilidade, adaptabilidade, flexibilidade e integridade
Alguns exemplos de atividades do currículo da Disciplina Positiva que ensinam essas habilidades, competências e conhecimento:
Os 5 Rs da rotina
Perguntar versus mandar
Faça o que eu digo
Funções em sala de aula
Malabarismo cooperativo
Rodas de encorajamento
Autorregulação: cérebro na palma da mão
Escuta eficaz e ineficaz
Perguntas “o que” e “como”
2021 © Copyright. Filosofia Positiva ®. Todos os direitos reservados.