Consultoria para Escolas em Disciplina Positiva

Formação continuada para Professores

A Disciplina Positiva pode ser implementada na escola como um programa de disciplina, desenvolvimento de caráter e liderança, ou pode servir como suporte para o programa atual que sua escola já esteja usando.

A criação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que começa a vigorar em 2020 e regulará as escolas de educação básica públicas e particulares do país, propõe a formação integral dos alunos. As dez competências gerais da BNCC focam em formar cidadãos éticos, com capacidade de resolver problemas, trabalhar em equipe, argumentar, defender seu ponto de vista, respeitar o outro e terem consciência crítica.

A base apresenta a ética do cuidado, que contempla o cuidado de si, do outro e do mundo. Nesta perspectiva, a formação ética dos alunos se faz pelo exercício da responsabilidade, que se constrói a partir das relações não-violentas e da experiência empática. Também é proposto que é na experiência da participação que estas aprendizagens se desenvolvem, na medida em que o indíviduo se descubre capaz de contribuir com o ambiente em que vive e as pessoas com as quais convive. Mas como fazer isso na prática?

Podemos fazer a seguinte correlação entre a Ética do Cuidado e a Disciplina Positiva, que esclarece a construção das habilidades socioemocionais para os professores:

O cuidado de si –

Desenvolvimento da percepção:

“Eu sou capaz”

que corresponde a habilidade intrapessoal.

Entender as suas próprias emoções e usar esse entendimento para desenvolver autodisciplina e autocontrole.

O cuidado com o outro  –

Desenvolvimento da percepção de

“Eu contribuo de maneira significativa e sou genuinamente necessário”

que corresponde a habilidade interpessoal.

Trabalhar com os outros e desenvolver amizades por meio de comunicação, cooperação, negociação, troca, empatia e escuta ativa.

O cuidado com o mundo –

Desenvolvimento da percepção de

“Eu uso o meu poder pessoal para fazer escolhas que influenciam positivamente o que acontece comigo e com minha comunidade”

que corresponde a habilidade sistêmica.

Saber lidar com os limites e consequências da vida cotidiana com responsabilidade, adaptabilidade, flexibilidade e integridade

Alguns exemplos de atividades do currículo da Disciplina Positiva que ensinam essas habilidades, competências e conhecimento:

Os 5 Rs da rotina

Perguntar versus mandar

Faça o que eu digo

Funções em sala de aula

Malabarismo cooperativo

Rodas de encorajamento

Autorregulação: cérebro na palma da mão

Escuta eficaz e ineficaz

Perguntas “o que” e “como”

Contamos com uma equipe de educadores e uma lead trainer em Disciplina Positiva certificados pela Positive Discipline Association, pioneira em trazer treinamentos com certificação para o Brasil.










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